sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Para além das palavras

Falamos demais sobre Deus e, geralmente, ficamos na superficialidade. Em nossa sociedade democrática, achamos que o conceito de Deus Deveria ser fácil, e a religião, acessível a todos. “Aquele livro é muito difícil”, (...) “claro que é!”. (...) é sobre Deus. Mas muita gente acha esse tema complicado demais. Certamente, todos sabem quem é Deus: o Ser Supremo, uma Personalidade divina, o Criador do universo e de tudo que nele existe. E ficam perplexos quando lhes explicam que é inexato chamar Deus de Ser Supremo, porque Deus não é um ser, e que na verdade não temos idéia do que estamos dizendo, quando afirmamos que ele é bom, sábio, inteligente. Os crentes sabem, em teoria, que Deus é absolutamente transcendente, porém às vezes parecem acreditar que sabem exatamente quem ele é e o que ele pensa, ama e espera. Tendemos a domesticar a alteridade de Deus. Vivemos pedindo a ele que abençoe nosso país, salve nossa rainha, cure nossa doença ou nos dê um belo dia para fazer um piquenique. Vivemos lembrando a Deus que ele criou o mundo e que nós somos pobres pecadores, como se ele pudesse esquecer isso. Os políticos citam Deus para justificar seus atos; os professores o usam para manter a ordem na sala de aula; os terroristas cometem atrocidades em nome de Deus. Imploramos a Deus que fique do nosso lado numa eleição ou numa guerra, ainda que nossos opositores também sejam, presumivelmente, filhos de Deus e objeto de seu amor e de sua atenção.
          (...) Alguns dos maiores teólogos judeus, cristãos e muçulmanos deixaram claro que, embora seja importante expressar nossas idéias sobre o divino, essas doutrinas são obra humana e, por conseguinte, só podem ser inadequadas. (...) Não podemos se quer dizer que Deus existe, porque nosso conceito de existência é limitado demais. Alguns sábios preferem dizer que Deus é “Nada”, porque ele não é outro ser.
(trecho do livro: Em defesa de Deus. Karen Armstrong. Companhia das Letras, 2011)

2 comentários:

  1. BACANA ESTE TEXTO, QUEREMOS DEFINIR A MANEIRA,MODO E SER DO CRIADOR DE TODAS AS COISAS. QUE O DIGA OS FUNDAMENTALISTAS QUE EXPRESSAM ATÉ OS DESÍGNIOS DE DEUS, DEUS PASSA A SER PARA ELES UM RATO DE LABORATÓRIO.COMO A CRIATURA PODERÁ DEFINIR UM SER TÃO INTELIGENTE E MARAVILHOSO COMO DEUS? OS HOMENS DEVEM ESTAR FICANDO LOUCOS. O MAIS INTERESSANTE É SABER QUE DEUS NOS AMA. GOSTEI MUITO DESTE TRECHO DO LIVRO.
    QUE DEUS NOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Interessante os textos. Faça uma visita no meu blog moysesteologia@blogspot.com

    ResponderExcluir